HISTÓRIAS
HISTÓRIAS
Em 2018, Lucas Gonçalves e Rafael Reis, dois jovens amigos de longa data, estavam conversando, indignados como a sociedade e o Estado tratam a população em situação de rua (pop rua). Depois de conhecerem o perfil do SP Invisível no instagram, decidiram criar uma versão do Projeto Social para Salvador. O projeto foi pensado para não ser assistencialista. Entendemos a grande utilidade de todas as ações que levam alimentação e vestuário, porém sabemos que a população de rua precisa de ações estratégicas diferentes para dar esperança e um rumo diferente em suas vidas. Desta forma, no dia 1º de fevereiro de 2019, a SSA INVISÍVEL ganhou forma.
Decidimos contar a história daqueles que são invisíveis: os que (sobre) vivem nas ruas da cidade. Sentimos necessidade de compartilhar com os soteropolitanos quem são nossos irmãos e irmãs que estão padecendo na rua e, desta maneira, chacoalhar a sociedade civil com seus relatos de vida. Lucas, estudante de Direito, já possuía mais de 10 anos de experiência na militância em causas sociais, principalmente na atuação com a população de rua, e encabeçou o projeto, formalizando-o depois, tornando Associação Salvador Invisível.
A primeira equipe que foi para as ruas eram de amigos dos idealizadores e, desde a nossa primeira história publicada na página do instagram, a Salvador Invisível começou a ganhar notoriedade, atraindo outras pessoas que queriam se envolver com a causa. Hoje, com um pouco mais de 5 anos em atividade, a SSA INVISÍVEL já ajudou muitas pessoas, inspirou solidariedade, despertou esperança em muitos corações e promoveu a dignidade e visibilidade dos que precisam dentro da nossa amada Salvador. A Salvador Invisível nasceu para dar visibilidade para a pop rua e lutar por seus direitos fundamentais.
Quando nossos voluntários vão à rua, o nosso primeiro objetivo é conhecer os invisíveis sociais para que eles ganhem um nome, uma história e um plano de ação dentro da nossa equipe. Depois da primeira conversa, nós explicamos sobre nosso instagram e como a publicação da história daquela pessoa pode ser uma forma de mudar para melhor a sua situação, quanto a dos seus semelhantes. Nem todos concordam em publicar a sua história ou imagem e respeitamos isso. Porém, aqueles que permitem têm mais chances de serem ajudados. Algumas histórias viralizam e o assistido recebe auxílios fora de nossas ações. Depois disso fazemos sua ficha e tentamos encaminhá-lo segundo suas necessidades.
A missão da SSA Invisível é promover a exposição das pessoas invisíveis sociais, por meio da contação de suas histórias em uma conta no Instagram (@ssainvisivel_), e criar as condições necessárias para garantir a efetiva proteção dos Direitos Humanos, contribuindo para que elas tenham visibilidade social, habilitando crianças, jovens e adultos para construírem relações sociais saudáveis e seguras